A ESCOLA COMO LUGAR DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS SÓCIO-AMBIENTAIS

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO  COLETIVA DO CURRÍCULO A PARTIR DOS PROBLEMAS SÓCIO-AMBIENTAIS DA COMUNIDADE

1º PASSO: ENTREVISTA COM OS EDUCANDOS

Objetivo: buscar no universo cultural dos educandos elementos que permitam identificar os conflitos, as contradições vividas, as angústias, os anseios, as expectativas, as indagações, os medos, enfim tudo aquilo que limita a possibilidade de realização do indivíduo como ser humano.

Exemplos de questões:

•Quais assuntos/temas você acha que a escola não discute e deveria discutir? Por quê?

•Em qual bairro você mora? Qual o maior problema do bairro em que você mora? Qual a explicação que você dá para a existência desse problema?

Exemplos de questões:

Qual é a sua maior preocupação em relação ao seu futuro? Por quê?

Qual é o seu maior medo? Por quê?

Como jovem, quais são os maiores conflitos e angústias que você tem? Por quê?

2º PASSO: SISTEMATIZAÇÃO DAS RESPOSTAS DADAS PELOS EDUCANDOS

3º PASSO: APRESENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO AOS EDUCANDOS PARA QUE ELA SEJA DEBATIDA

Objetivo desse momento: Buscar dos educandos melhores explicações e esclarecimentos sobre o que eles disseram.

Desse forma, o educador busca surpreender o tema gerador e as temáticas significativas do grupo.

Exemplos de questões

 O que vocês quiseram dizer com isso?

 Todos concordam que esse é um problema grave? Por quê?

Por que seria importante a escola discutir isso?

Observação: Nesse momento, procuro anotar as diversas reações, falas e intervenções que eles fizerem.

4º PASSO: DEFINIÇÃO DO TEMA GERADOR

5º PASSO: CONSTRUÇÃO DA REDE TEMÁTICA

6º PASSO: SELEÇÃO DO CONHECIMENTO UNIVERSAL SISTEMATIZADO

7º PASSO: ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DA ÁREA (A PEDAGOIA DA PERGUNTA COMO FUNDAMENTO DESSE MOMENTO)

8º PASSO: ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES DE SALA