PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CURRÍCULO A PARTIR DOS PROBLEMAS SÓCIO-AMBIENTAIS DA COMUNIDADE
Objetivo: buscar no universo cultural dos educandos elementos que permitam identificar os conflitos, as contradições vividas, as angústias, os anseios, as expectativas, as indagações, os medos, enfim tudo aquilo que limita a possibilidade de realização do indivíduo como ser humano.
•Quais assuntos/temas você acha que a escola não discute e deveria discutir? Por quê?
•Em qual bairro você mora? Qual o maior problema do bairro em que você mora? Qual a explicação que você dá para a existência desse problema?
Exemplos de questões:
Qual é a sua maior preocupação em relação ao seu futuro? Por quê?
Qual é o seu maior medo? Por quê?
Como jovem, quais são os maiores conflitos e angústias que você tem? Por quê?
2º PASSO: SISTEMATIZAÇÃO DAS RESPOSTAS DADAS PELOS EDUCANDOS
3º PASSO: APRESENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO AOS EDUCANDOS PARA QUE ELA SEJA DEBATIDA
Objetivo desse momento: Buscar dos educandos melhores explicações e esclarecimentos sobre o que eles disseram.
Desse forma, o educador busca surpreender o tema gerador e as temáticas significativas do grupo.
Exemplos de questões
O que vocês quiseram dizer com isso?
Todos concordam que esse é um problema grave? Por quê?
Por que seria importante a escola discutir isso?
Observação: Nesse momento, procuro anotar as diversas reações, falas e intervenções que eles fizerem.
4º PASSO: DEFINIÇÃO DO TEMA GERADOR
5º PASSO: CONSTRUÇÃO DA REDE TEMÁTICA
6º PASSO: SELEÇÃO DO CONHECIMENTO UNIVERSAL SISTEMATIZADO
7º PASSO: ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DA ÁREA (A PEDAGOIA DA PERGUNTA COMO FUNDAMENTO DESSE MOMENTO)
8º PASSO: ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES DE SALA